segunda-feira, 27 de abril de 2020


A VIDA TRIUNFA EM CASA

Esta ausência não foi por nós pedida,
este silêncio não é da nossa lavra,
já nem Pessoa conversa com Pessoa,
com o feitiço sempre imenso da palavra

Este tempo só é o nosso tempo
porque é nossa a dor que nos sufoca
e faz de cada dia a ferida entreaberta
do assombro que esquivando-se nos toca

Esta ausência é dos netos, dos filhos, dos avós,
é a casa alquebrada pelo medo,
é a febre a arder na nossa voz
por saber que o mal a magoa em segredo

Este silêncio é um sussurro tão antigo
que mata como a peste já matava;
vem de longe sem nada ter de amigo
com a mesma angústia que nos castigava

Esta ausência é uma pátria revoltada
que se fecha em casa sempre à espera
que a febre não a vença nem lhe roube
a luz mansa que lhe traz a Primavera

Esta casa somos nós de sentinela,
à espera que a rua de novo nos console
e que festeje debruçada à janela
a alegria que só nasce com o sol

Esta ausência mais tarde há-de ter fim,
por nada lhe faltar nem inocência;
que se escute o desejo de saúde
anunciando que vai pôr fim à inclemência

Que se abram as portas e as janelas,
que o medo, derrotado, parta sem destino
por ser esse o sonho colorido
que ilumina o riso de um menino.
José Jorge Letria 
20 de Março de 2020

18 comentários:

  1. Boa tarde de esperança, querida amiga Natália!
    Um poema bem expressivo onde o autor vai cedendo aos impulsos do íntimo do seu ser e espreme a dor sufocada no peito de forma assertiva e poética
    Suas escolhas mostra seu valor, minha amiga.
    O verso que fala dos avós e netos toca o 💙 demais.
    Hoje o caçula me ligou e expressou carinhosamente a saudade, oito aninhos de brejeirice que me derrete.
    Estamos respeitando com cautela o isolamento Solidário na favor do bem da humanidade.
    O silêncio fala...
    Tenha dias abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga.
      Que saudade dos netos,vou vendo os meus por video chamada mas não é a mesma coisa .Falta o toque e os abraços.
      Beijos.

      Eliminar
    2. Sim, querida. São os recursos que temos, mas não é a mesma coisa, tem toda razão.
      🌈🍀🙏🕊️💐🦋😘

      Eliminar
  2. Muito lindo e bem apropriado poema para esse período que vivemos, com saudades dos nossos,dos abraços, tantas coisas! Mas vai passar! Bjs chica

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Natália,
    Um poema muito bonito e escrito com o coração de um Poeta que sabe do que fala.
    Beijinhos e fiquemos bem.
    O sol há-de brilhar!
    Boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Essa esperança não nos pode abandonar.

    ResponderEliminar
  5. José Jorge Letria é um poeta que sabe dizer as palavras certas no momento certo. Este poema é sobre este tempo sem família, sem abraços, com silêncios e solidão, mas também com esperança. Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana, com saúde.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Natália!

    Um poema de José Jorge Letria, que não conhecia, mas que adorei ler.

    Que o medo se vá embora e leve o vírus com ele para que possamos viver a nossa liberdade com família e amigos.

    Beijos e dias de muita fraternidade.

    ResponderEliminar
  7. Poema magnífico! Que tudo isso passe e voltemos a normalidade com atitudes renovadas!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. A palavra isolamento por si é dolorosa amiga.
    Mas temos paciência para suportar e vencer.
    Ironicamente no instante que a Primavera se apresenta, mas pelo amor, vamos nos podando, para ver outra Primavera.
    Abraços com carinho.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. O herpes é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o herpes é tomando remédios naturais à base de plantas, eu li sobre DR JAMES, o grande herbalista que cura o herpes com seus poderosos remédio herbal. Entrei em contato com ele para descobrir como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com as ervas naturais de Deus! depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e me enviou via UPS SPEED POST e me buscou após 3 dias! Usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curada! é realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças auto-imunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem entrar em contato com você para obter seu remédio herbal, porque eu vivo testemunha e eu fui curado de herpes e seu remédio é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de fazer o remédio.
    CONTATO DR JAMES PARA O E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU APLIQUE NO APLICATIVO +2348152855846

    ResponderEliminar
  10. Olá Natália qto tempo amiga!!

    Não conhecia o autor, o poema é grandioso , cabe todo dentro dos nossos dias atuais.Mas, haveremos de sair dessa,e voltarmos a conversar, pessoa com pessoa, a solidão já está nos angustiando. mas vai passar!

    Abraço e bom domingo!

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde de muita paz, querida amiga Natália!
    Como você está? Desejo que muito bem.
    Hoje passo para perguntar e lhe desejar um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  12. A poesia é profunda e linda, expressando toda realidade do medo, da insegurança que ora sentimos.
    Abraços fraternos!

    ResponderEliminar
  13. Interesante poema Saludos amistosos de paz y bien

    ResponderEliminar
  14. Bom dia de sábado, querida amiga Natália!
    Como está a amiga?
    Tenho lhe escrito e nada sei de você.
    Oxalá esteja bem!
    Dê notícias assim que puder, por gentileza.
    Tenha dias abençoados junto aos seus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  15. Nesse ano que não deixou ninguém indiferente, minha mensagem de Natal e novo ano é um pouquinho diferente, menos celebrativa e muito mais reflexiva:

    Que esse natal, carregue o dom de transformar, dividir nossas vidas, num antes e depois que prenuncie felizes natais e anos verdadeiramente novos, vacinados contra todo mal, iluminados pela esperança e a empatia, inspirados pelo amor e a paz, imunes á toda má vontade e desatino.

    Esse videoclipe poético, tendo como fundo musical o Ode à Alegria, nona Sinfonia de Beethoven, é o nosso almejar dos dias novos que virão.

    https://youtu.be/Te_ozO_35BE

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar

 "XIII Interação Fraterna de Natal" Obrigada pelo convite querida  Rosélia Como é bom sentir a sua amizade e o seu carinho e ver q...